A Casa Anísio Teixeira tem como objetivo preservar e divulgar o pensamento e a obra do educador Anísio Teixeira. A entidade abriga um Centro de Memória, que preserva a arquitetura e o mobiliário de época; uma Biblioteca Pública informatizada e equipada também com uma Biblioteca Móvel que atende a população da zona rural; um Cine-Teatro que funciona como auditório e sala de cinema; Oficina de Arte-Educação, onde são desenvolvidas atividades de educação ambiental; Núcleo de Contação de Histórias, que recebe alunos de escolas da cidade; Sala de Cultura Digital, disponível para a população em geral, em especial aos usuários da Biblioteca; e um pátio externo para eventos culturais e educativos.
Ailton Pinheiro é técnico da Sala de Cultura Digital, aberta ao público geral [Foto por Alex Oliveira] |
“Os nossos maiores desafios são a administração da casa, a constante proposição de projetos e a busca pela sustentabilidade. Felizmente, nós temos muitos apoios”, conta Mara Ledo, diretora da CAT desde 2001. A entidade também recebe recursos do poder público local e de indústrias do setor da mineração localizadas na cidade. “Caetité tem muito orgulho da Casa. Não são muitas as cidades baianas que contam com cinema, biblioteca, museu e sala de informática reunidos num mesmo espaço”, afirma.
Mara Ledo, diretora da Casa Anísio Teixeira [Foto por Alex Oliveira] |
A CAT conta ainda com um grupo de teatro residente, a Dobradores de Arte: A Trupe, dirigida por Fernando Dias, que também coordena a Casa. “A Trupe surgiu a partir de uma oficina promovida pela CAT e virou uma atividade de extensão da UNEB, graças à intermediação de Mara, que também era professora da universidade. Hoje nós somos o grupo residente e podemos desfrutar da infraestrutura que a CAT disponibiliza”, conta Fernando.
A Trupe foi a realizadora das edições do Projeto FESTCASA, que levou espetáculos teatrais para praças, feiras e palcos de Caetité, selecionados através de edital. O grupo teve dois dos espetáculos do seu repertório - O Avarento e História de uma Caixola - selecionados pelo Credenciamento de Artistas dos Espaços Culturais da SecultBA.
Fernando Dias, coordenador da CAT e diretor da Dobradores de Arte: A Trupe [Foto por Alex Oliveira] |
Nenhum comentário:
Postar um comentário