A Fundação Cultural do Estado da Bahia circula pelo estado, aprofundando o diálogo entre poder público e sociedade civil. Em cada encontro, as políticas públicas para as Artes na Bahia são pauta de debate.
Participe, contribua, aproprie-se!

segunda-feira, 12 de maio de 2014

A casa da cultura de Caetité

O encontro do FUNCEB ITINERANTE 2014 em Caetité, no Território de Identidade Sertão Produtivo, aconteceu na Casa Anísio Teixeira (CAT), sediada no imóvel onde nasceu o educador que lhe dá nome. Tombado em 1978 pelo IPAC, o imóvel passou por uma ampla reforma em 2008, ano em que a CAT foi reconhecida como Ponto de Cultura, com a aprovação do projeto Memorial de Saberes e Fazeres Populares.

A Casa Anísio Teixeira tem como objetivo preservar e divulgar o pensamento e a obra do educador Anísio Teixeira. A entidade abriga um Centro de Memória, que preserva a arquitetura e o mobiliário de época; uma Biblioteca Pública informatizada e equipada também com uma Biblioteca Móvel que atende a população da zona rural; um Cine-Teatro que funciona como auditório e sala de cinema; Oficina de Arte-Educação, onde são desenvolvidas atividades de educação ambiental; Núcleo de Contação de Histórias, que recebe alunos de escolas da cidade; Sala de Cultura Digital, disponível para a população em geral, em especial aos usuários da Biblioteca; e um pátio externo para eventos culturais e educativos.

Airam Santana Souza é técnica em arte-educação e contadora de estórias da Casa Anísio Teixeira. “Aqui nós procuramos fazer um trabalho diferenciado ao da sala de aula. Eu não coloco texto nas estórias, porque eu conto do meu jeito e o aluno pode criar a estória dele da forma que ele achar melhor”
[Foto por Alex Oliveira]

Ailton Pinheiro é técnico da Sala de Cultura Digital, aberta ao público geral
[Foto por Alex Oliveira]

“Os nossos maiores desafios são a administração da casa, a constante proposição de projetos e a busca pela sustentabilidade. Felizmente, nós temos muitos apoios”, conta Mara Ledo, diretora da CAT desde 2001. A entidade também recebe recursos do poder público local e de indústrias do setor da mineração localizadas na cidade. “Caetité tem muito orgulho da Casa. Não são muitas as cidades baianas que contam com cinema, biblioteca, museu e sala de informática reunidos num mesmo espaço”, afirma.

Mara Ledo, diretora da Casa Anísio Teixeira
[Foto por Alex Oliveira]

A CAT conta ainda com um grupo de teatro residente, a Dobradores de Arte: A Trupe, dirigida por Fernando Dias, que também coordena a Casa. “A Trupe surgiu a partir de uma oficina promovida pela CAT e virou uma atividade de extensão da UNEB, graças à intermediação de Mara, que também era professora da universidade. Hoje nós somos o grupo residente e podemos desfrutar da infraestrutura que a CAT disponibiliza”, conta Fernando.

A Trupe foi a realizadora das edições do Projeto FESTCASA, que levou espetáculos teatrais para praças, feiras e palcos de Caetité, selecionados através de edital. O grupo teve dois dos espetáculos do seu repertório - O Avarento e História de uma Caixola - selecionados pelo Credenciamento de Artistas dos Espaços Culturais da SecultBA.

Fernando Dias, coordenador da CAT e diretor da Dobradores de Arte: A Trupe
[Foto por Alex Oliveira]




Nenhum comentário:

Postar um comentário