A Fundação Cultural do Estado da Bahia circula pelo estado, aprofundando o diálogo entre poder público e sociedade civil. Em cada encontro, as políticas públicas para as Artes na Bahia são pauta de debate.
Participe, contribua, aproprie-se!

quarta-feira, 7 de maio de 2014

Cinema em expedição no interior nordestino

Com objetivo de pesquisar, registrar e difundir as riquezas culturais, históricas e ambientais interioranas, o projeto Cinema no Interior, da produtora Mont Serrat Filmes, tem a própria população local como principais pesquisadores, produtores, protagonistas e plateia inicial.

As ações da iniciativa consistem em oficinas de fotografia, formação de atores e roteiro de cinema, a fim de viabilizar a produção e publicação de livros fotográficos e de curtas-metragens, culminando com uma mostra com premiação aos destaques, homenagens e lançamento dos produtos gerados nas oficinas.

Após edições em sete estados nordestinos e outras localidades dentro e fora do Brasil, o Cinema no Interior chega à Bahia após ter sido um dos selecionados no Edital Setorial de Audiovisual 2014, da FUNCEB. A edição baiana do projeto, em fase de pré-produção, prevê uma expedição saindo de Paulo Afonso em direção a Belmonte.

“Meus projetos todos foram realizados através de editais. Eu não conhecia o Edital Setorial de Audiovisual, mas fiquei muito encantado com a sua estrutura e com a possibilidade de executar o meu projeto na Bahia, que tem uma política de leis de incentivo a anos-luz de outros estados brasileiros”, conta o pernambucano Marcos Carvalho, cineasta, produtor cultural e coordenador do projeto, nascido em Serra Talhada e que vive há 12 anos na Bahia.

Marcos Carvalho coordena o projeto
[Foto por Alex Oliveira]

Nenhum comentário:

Postar um comentário