A Fundação Cultural do Estado da Bahia circula pelo estado, aprofundando o diálogo entre poder público e sociedade civil. Em cada encontro, as políticas públicas para as Artes na Bahia são pauta de debate.
Participe, contribua, aproprie-se!

quinta-feira, 8 de maio de 2014

Irecê compartilha suas experiências no FUNCEB ITINERANTE 2014

Irecê, cidade com mesmo nome de seu território, sediou o quarto encontro do FUNCEB ITINERANTE 2014, nesta quinta-feira, 8 de maio, no Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães. Cerca de 20 pessoas compareceram ao evento, com pessoas do próprio município e de Ibititá, Itaguaçu da Bahia, São Gabriel e Xique-Xique.

[Foto por Alex Oliveira]

No turno matutino, todos os presentes se reuniram no auditório para uma conversa que foi iniciada com a apresentação individual dos gestores da FUNCEB. Com a participação dos artistas e agentes culturais da região, muitas experiências foram compartilhadas, com depoimentos que retrataram especialmente a atuação na formação de jovens através da arte e da cultura, pautando inclusive a relação entre Educação e Cultura, e as políticas que envolvem os dois campos. Foram também debatidas questões como comunicação e formas de alcançar as comunidades mais distanciadas, os pontos de cultura, a atuação da representação territorial e a necessidade de atuação de todos como multiplicadores, os editais e outras formas de captação de recursos, o entendimento da cultura como parte integrante da economia, entre outras pautas.

[Foto por Alex Oliveira]

Após o intervalo de almoço, houve uma explanação sobre as eleições do segundo mandato, do biênio de 2015-2016, dos Colegiados Setoriais das Artes da Bahia, cuja consolidação é um dos desdobramentos mais relevantes do FUNCEB ITINERANTE, em busca de mobilizar a participação da comunidade do território. Em seguida, foram formados grupos setoriais, para uma conversa específica sobre a produção artística em cada linguagem e as questões pertinentes a cada uma delas, com a especificidade de que, desta vez, Dança e Teatro trabalharam em conjunto, visto que, na realidade local, os artistas integram estas duas áreas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário