A Fundação Cultural do Estado da Bahia circula pelo estado, aprofundando o diálogo entre poder público e sociedade civil. Em cada encontro, as políticas públicas para as Artes na Bahia são pauta de debate.
Participe, contribua, aproprie-se!

segunda-feira, 12 de maio de 2014

FUNCEB ITINERANTE encontra a comunidade cultural de Caetité

Nesta segunda-feira, 12 de maio, o FUNCEB ITINERANTE 2014 realizou seu penúltimo encontro, na cidade de Caetité, no Território de Identidade do Sertão Produtivo, em evento realizado na Casa Anísio Teixeira. Os gestores da FUNCEB estavam reunidos no local às 9 horas da manhã, conforme programação, mas o número de pessoas que se fizeram presentes para participar da conversa foi considerado aquém da potencialidade local, conforme depoimento dos que estavam lá. Por conta disso, decidiu-se suspender as atividades do turno matutino e reservar as horas da manhã para buscar mobilizar a comunidade.

Já às 14 horas, o auditório da Casa Anísio Teixeira foi ocupado por mais de 40 cidadãos interessados neste debate, que foi iniciado com a apresentação individual dos gestores da FUNCEB. Em seguida, foi aberto o espaço de diálogo, tendo sido colocadas questões como difusão da produção artística, formação e qualificação de agentes da cultura, formas de demandar realizações da SecultBA na região e divulgação das ações. Também foram relatadas iniciativas de institucionalização da Cultura na localidade, com formação de associações. Os projetos que relacionam Educação e Cultura foram colocados como uma prioridade, com o pleito de que a articulação entre estas duas pastas seja mais eficiente. A necessidade de colocar os artistas locais em contato com repertórios contemporâneos de outras origens foi ainda listada como uma demanda essencial, de modo que trocas e intercâmbios possam qualificar e referenciar o lugar das artes do Território no panorama do estado e do país.

Reunião ocorreu no auditório multiuso da Casa Anísio Teixeira, centro cultural de referência na Bahia
[Foto por Alex Oliveira]
Plateia reunida em Caetité
[Foto por Alex Oliveira]

Com o fim dos questionamentos da plateia, houve uma explanação sobre as eleições do segundo mandato, do biênio de 2015-2016, dos Colegiados Setoriais das Artes da Bahia, cuja consolidação é um dos desdobramentos mais relevantes do FUNCEB ITINERANTE, em busca de mobilizar a participação da comunidade do território. Em seguida, foram formados grupos setoriais, para uma conversa específica sobre a produção artística em cada linguagem e as questões pertinentes a cada uma delas.

O bate-papo setorial de Artes Visuais foi feito em meio às obras que foram expostas no local especialmente para o FUNCEB ITINERANTE
[Foto por Alex Oliveira]

Nenhum comentário:

Postar um comentário