A Fundação Cultural do Estado da Bahia circula pelo estado, aprofundando o diálogo entre poder público e sociedade civil. Em cada encontro, as políticas públicas para as Artes na Bahia são pauta de debate.
Participe, contribua, aproprie-se!

sábado, 10 de maio de 2014

Encontro em Ibotirama comprova a mobilização cultural da região

Cerca de 60 pessoas, com cidadãos de Ibotirama e de Igaporã, compareceram ao quinto encontro do FUNCEB ITINERANTE 2014, realizado no Centro Territorial de Educação Profissional de Ibotirama, neste dia 10 de maio. O evento foi aberto com falas do secretário municipal de Cultura, Reginaldo Pereira, e da diretora geral da FUNCEB, Nehle Franke.

Reginaldo Pereira, secretário de Cultura de Ibotirama, e Nehle Franke, diretora geral da FUNCEB
[Foto por Alex Oliveira]

Logo em seguida, Reginaldo Bello, cantador, poeta, compositor, orientador musical e radialista, tocou para a plateia duas de suas músicas autorais, ambas inspiradas no Rio São Francisco.

Reginald Bello cantou e tocou o Rio São Francisco
[Foto por Alex Oliveira]

Depois, todo o turno matutino foi ocupado com uma conversa que foi iniciada com a apresentação individual dos gestores da FUNCEB. Com o espaço aberto, as pautas apresentadas pelos presentes trataram de formas e ações para a difusão da produção artística, articulação entre políticas para a Cultura e a Educação, capacitação de artistas e produtores, comunicação, representação territorial da SecultBA, bem como manifestações da cultura popular da região, inclusive com representantes de quadrilha, comunidade quilombola e zonas rurais. O formato e as práticas do Calendário das Artes também foram avaliados, com a referência de que o Território do Velho Chico já teve 19 projetos apoiados por este edital, em suas quatro chamadas já concluídas, realizadas em 2012 e 2013, o que o coloca como a região mais alcançada pelo concurso; e que a cidade de Ibotirama está apenas atrás de Salvador na lista de contemplados por este prêmio, com oito propostas selecionadas. As experiências vividas pelos presentes foram compartilhadas e a institucionalização da Cultura em Ibotirama também mereceu destaque e respeito: o município tem Conselho de Cultura e Fundo de Cultura, e está trabalhando na consolidação do Plano Municipal de Cultura.

Plateia em Ibotirama
[Foto por Alex Oliveira]

Após o intervalo de almoço, houve uma explanação sobre as eleições do segundo mandato, do biênio de 2015-2016, dos Colegiados Setoriais das Artes da Bahia, cuja consolidação é um dos desdobramentos mais relevantes do FUNCEB ITINERANTE, em busca de mobilizar a participação da comunidade do território. Em seguida, foram formados grupos setoriais, para uma conversa específica sobre a produção artística em cada linguagem e as questões pertinentes a cada uma delas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário