A Fundação Cultural do Estado da Bahia circula pelo estado, aprofundando o diálogo entre poder público e sociedade civil. Em cada encontro, as políticas públicas para as Artes na Bahia são pauta de debate.
Participe, contribua, aproprie-se!

sábado, 10 de maio de 2014

Gente de arte no FUNCEB ITINERANTE do Velho Chico

Reginaldo Pereira [Foto por Alex Oliveira]

Reginaldo Pereira é secretário de Cultura de Ibotirama, responsável pela realização da Semana da Cultura, em agosto, no aniversário da cidade. A comemoração inclui micareta, exposições e seus grandes destaques: o Festival de Música Popular de Ibotirama e o Festival de Poesia de Ibotirama. “A partir do encontro de hoje, pretendemos avaliar a possibilidade de inscrição dos nossos festivais em algum edital específico. O FUNCEB ITINERANTE é importante por dar mais ânimo ao artista e aproximá-lo da FUNCEB”, afirma Reginaldo.

Márcia Nascimento [Foto por Alex Oliveira]

Márcia Nascimento é professora de língua portuguesa e gestora escolar no Colégio Municipal 2 de Julho, na comunidade de Boa Vista do Lagamar, em Ibotirama, onde trabalha há oito anos. Márcia foi proponente do projeto 1º Festival de Literatura de Cordel da Comunidade Boa Vista do Lagamar, selecionado pela 2ª Chamada do Calendário das Artes 2012. O projeto previa oficinas de confecção dos cordéis e apresentações artísticas feitas por e para os membros da comunidade.

Eugênio Oliveira [Foto por Alex Oliveira]

Eugênio Oliveira é artista visual de Ibotirama. Foi proponente do projeto Arte Jovem (Oficinas em Madeira, Grafite, Artesanato em Produtos Recicláveis), selecionado na 1ª Chamada do Calendário das Artes 2012, da FUNCEB. O projeto, voltado para crianças e jovens de bairros populares de Ibotirama, abordou diversas técnicas das artes visuais. “Eu sou autodidata. Aprendi vendo os desenhos do meu pai, que trabalhava na construção civil. Pretendo pesquisar mais sobre o graffiti e poder melhorar a qualidade dos meus próximos projetos”, conta.

Neilson Pinto [Foto por Alex Oliveira]

Neilson Pinto é poeta e pintor ibotiramense. O artista já publicou desenhos na mostra que acontece nas comemoração de aniversário da cidade e ainda participou diversas vezes do Festival de Poesia de Ibotirama, que existe desde 1986 e revelou dezenas de talentos de todo o Território de Identidade Velho Chico.

Júlio Delfino [Foto por Alex Oliveira]

Júlio Delfino é ator e oficineiro de teatro. É diretor do espetáculo A Longa Noite, atividade do projeto homônimo, selecionado na 1ª Chamada do Calendário das Artes 2013, da FUNCEB. “Eu defendo o teatro. Espero que se abra ainda mais espaço para o interior, inclusive nos editais setoriais”, declara Júlio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário